terça-feira, 14 de setembro de 2010

A Teoria Da Dependência Química

A DEPENDÊNCIA de qualquer substância psicoativa, ou seja, qualquer droga que altere o comportamento e que possa causar dependência (álcool, maconha, cocaína, crack, medicamentos para emagrecer à base de anfetaminas, calmantes indutores de dependência ou "faixa preta", tabaco, etc.) A dependência se caracteriza por o indivíduo sentir que a droga é tão necessária e vital em sua vida quanto alimento, água, repouso, segurança, lazer.
"QUÍMICA" se refere á uma substância, que geralmente provoca a dependência. O álcool, embora a maioria das pessoas o separem das drogas ilegais, é uma droga tão ou mais poderosa em causar dependência em pessoas predispostas quanto qualquer outra droga, ilegal ou não. A quimica é tudo que altere o organismo de alguma maneira, seja no psicológico, quanto no corpo da pessoa que está ingerindo essa quimica.

4 comentários:

  1. Isso é o que acontece com a bebida, marimax, haha, mentira amei o trabalho de voces minas!

    ResponderExcluir
  2. Há uma teoria que diz que a dependência poderia ser considerada um SINTOMA de um outro problema. Algo mais ou menos assim: na presença, por exemplo, de uma depressão que ainda não foi identificada, a pessoa passa a utilizar a droga como um "remédio" para aliviar os sintomas da depressão que ela mesma nem sabe que tem. Nestas situações, a probabilidade de se desenvolver dependência é grande.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao grupo pelo trabalho e pelo interesse no tema. Como vocês deixam claro, a "porta de entrada" no uso de drogas são o álcool e o tabaco, que tem um grande impacto sobre o organismo, com consequencias devastadoras à médio e longo prazos. A mídia glamouriza as assim chamadas drogas ilegais, como maconha, crack, cocaína ou heroína e "esquece" de divulgar matérias educativas sobre o assunto.

    ResponderExcluir